Saúde alimentar na escola
Projeto para sala de aula: Língua Portuguesa
Tema: Educação Alimentar
Série: 2º ano – Curso Médio
Tempo: 2 tempos de 45min
Objetivos: Levar os alunos a compreenderem a importância de se consumir alimentos saudáveis; Mostrar de que forma a escola está colaborando para o desenvolvimento de hábitos saudáveis na alimentação; Despertar nos alunos a habilidade de criação e composição através de outros gêneros textuais, neste caso criando o cardápio, dentro de um contexto social. Aprender o significado de novas palavras.
Estratégias: 1º momento: Passar uma matéria sobre a obesidade infantil. (Pegar a matéria no link: https://www.youtube.com/watch?v=CIguZCLmdnI)
Após a turma assistir ao vídeo, o professor irá lançar uma pergunta aos alunos: De que maneira a escola está contribuindo para a conscientização de se consumir alimentos saudáveis? (A resposta dos alunos poderá ser “através da cantina da escola”. Mas se não for, o professor poderá levar os alunos a chegar nessa conclusão.)
O professor vai apresentar para a turma a resolução 4639 de 03 de novembro de 2010, que apresenta uma lista de gêneros alimentícios que devem compor o cardápio do Programa de Alimentação Escolar. Também vai ler a resolução 5.159 e 24 de novembro de 2014, que altera a revoga os artigos da resolução 4.639, que determina que os estabelecimentos escolares não podem mais comercializar balas, refrigerantes, chocolates etc.
Falar sobre o motivo dessas medidas. Neste momento, o professor pode também explicar o que é uma resolução, o que quer dizer a palavra “revogar”.
2º momento: Organize uma roda de conversa e questione:
a) Qual é a importância do cumprimento dessa Lei?
b) A escola e os alunos estão colocando resistência para a prática dessa Lei?
c) Que tipo de merenda a escola está oferecendo? Ela está cumprindo essa Lei?
3º momento: separe a classe em grupos. Dê para cada grupo uma cópia do anexo 1, que mostra a lista dos gêneros alimentícios que devem compor o cardápio da escola. Tarefa: Com base nesse anexo, cada grupo vai desenvolver um cardápio de almoço para os cinco dias da semana. Nesse cardápio deve conter o prato principal, os acompanhamentos, a sobremesa e a bebida. Após a confecção dos cardápios, cada grupo apresentará o seu cardápio aos outros grupos.
Avaliação: A avaliação levará em conta a participação dos alunos nas discussões e a tarefa pedida.
Nota: Os cardápios poderão ser entregues à direção da escola para avaliação e possível inserção no projeto da cantina.