Dinâmicas para o primeiro dia de aula
Hoje é o primeiro dia de aula, por isso, muitas expetativas pairam no ar. O primeiro dia de aula é o momento de conhecermos uns aos outros, se a turma é a mesma do ano anterior, o momento é de descontração, de contarmos as novidades durante as férias e pontuarmos o que poderá acontecer de bom no ano que começa. É importante que alunos e professor comecem agora uma parceria. Para esse dia especial, pesquisei algumas boas dinâmicas. Elas poderão ser usadas tanto para os jovens quanto para os adultos. A primeira dinâmica tem o objetivo de mostrar para os alunos a importância da união dentro do grupo de trabalho. É muito bom, já no início do ano, os alunos terem essa consciência. Serve para qualquer série, do Fundamental ao Curso Médio. Então vamos lá!
Primeira Dinâmica: Dinâmica da comunicação
Objetivo: Conscientizar os alunos da importância na comunicação do grupo na hora de se produzir um trabalho escolar.
Finalidade da dinâmica: Cada grupo deverá construir um ser humano e expor no quadro para a turma apreciar. Procedimento: Peça para a turma se dividir em grupos com quatro componentes. Avise aos alunos que o sucesso da dinâmica é não haver qualquer contato entre eles. Cada aluno, no seu grupo, terá uma tarefa a desempenhar, mas terá que fazer em segredo, sem mostrar ao outro colega do grupo ou aos outros colegas de outros grupos o que está fazendo. Antecipadamente, o professor deverá elaborar cada tarefa num papel separado e depois entregar cada uma a cada componente do grupo. As tarefas são as seguinte: 1ª tarefa: desenhar uma cabeça completa. 2ª tarefa: desenhar os braços com as mãos 3ª tarefa: desenhar as pernas com os pés 4ª tarefa: desenhar o tronco Todos os grupos deverão receber a mesma tarefa, porém o professor não poderá dizer qual a finalidade do trabalho. Eles apenas terão que cumprir individualmente as tarefas pedidas. Somente após todos terem concluído as tarefas individuais, os grupos voltarão a se comunicar. O professor pedirá para cada grupo apresentar seu trabalho para a turma. Se não houve comunicação entre eles, o trabalho de cada grupo deverá ficar estranho (cabeça pequena, mãos grandes, pernas desproporcionais e até mesmo a substituição do tronco humano por um tronco de árvore) – verdadeiros monstros!!! Ficará engraçado, mas o professor poderá fazer uma observação sobre o porquê do trabalho ter ficado disforme, apontando para a falta de comunicação entre os componentes. Também poderá fazer uma comparação do que acontece quando se faz um trabalho sem a participação de todos e a comunicação entre os componentes de um grupo. Comentários finais do professor e dos alunos. Não esqueça das fotos!!!!!!
Segunda dinâmica: Magia negra
Objetivo: Avaliar a capacidade de observação da turma.
Finalidade da dinâmica: Os alunos terão que descobrir como a mágia acontece.
Procedimento: O professor pede ajuda de um aluno para fazer a mágica. Fora de sala, o professor orienta o aluno de como será feita a mágia. A orientação é a seguinte: Quando os dois entrarem na sala, o profeesor vai colocar uma venda no aluno e pedir para a turma escolher um objeto qualquer dentro da sala de aula. Após a escolha do objeto, a professora tira a venda do aluno. Explica para a turma que a finalidade é o aluno, após tirar a venda, descobrir qual foi o objeto escolhido. O aluno já deverá ter sido orientado pelo professor que, antes de apontar para o objeto escolhido pela turma, ele (o professor) apontará para um objeto de cor preta. Isso será a dica de que o próximo objeto a ser apontado será o objeto que foi escolhido. Aquele aluno que primeiro descobrir o segredo da magia, ganha um chocolate ou um livro, ou outra coisa que o professor poderá trazer para aula. Por fim, se ninguém conseguir descobrir a magia negra, o professor deverá explicar como foi feita. Não esqueça das fotos!!!!
Terceira dinâmica: “Pagando Mico”
Objetivo: Mostrar aos alunos que, algumas vezes, é importante correr riscos e enfrentar certas situações.
Como proceder: A professora organiza os alunos em círculo. Explica para a turma que irá colocar uma música e, ao mesmo tempo, passará uma caixa com uma tarefa que o aluno deverá fazer, caso a caixa esteja em suas mãos na hora em que a música parar de tocar. A brincadeira começa. O professor fica virado de costas para os alunos e, num certo momento da música, ele desliga o som. Antes do aluno abrir a caixa, o professor deverá perguntar ao aluno se ele está disposto a “pagar mico” diante da turma. Perguntará também se ele tem certeza que quer abrir a caixa. Diga que após abrir a caixa, não poderá desistir de cumprir a ordem que está dentro da caixa, e que ele tem a alternativa de não abrir a caixa, podendo evitar constangimentos. A ideia é fazer o aluno desistir e a música continuar para ver se o próxim o aluno terá coragem de abrir a caixa. Dentro da caixa tem uma ordem e um bombom. A ordem é para comer o bombom. Se ninguém quiser abrir a caixa, o professor abrirá e comerá o bombom, caso contrário, o aluno que abrir, cumprirá a ordem.
Quarta dinâmica: “O presente” – Dinâmica para receber os alunos.
Objetivo: Demonstrar alegria, carinho, afeto por estar recebendo os alunos.
Como proceder: Utilizar uma caixa de sapato forrada de papel, com a tampa removível, embalada por um laço bem largo e bonito. Dentro dessa caixa deverá ter um espelho colado no fundo. Ela será entregue na porta da sala de aula, ao professor, que deverá recebê-la com grande alegria. Depois de abrir a caixa e olhar o presente, o professor, sorridente, comenta com seus alunos: – “Queridos alunos, hoje é um dia especial para mim! Recebi um lindo presente! É um presente vivo, que vai me alegrar muito, durante este ano. Ele é muito importante, pois juntos vamos crescer e aprender muitas coisas. Vocês não podem imaginar a felicidade que sinto em recebê-lo. O que vocês acham que tem aqui nesta caixa?” Os alunos ficam curiosos, imaginando o que possa estar na caixa. O professor coloca a caixa no canto da sala, e convida cada aluno para ir olhar o presente. Pede que não comentem um com o outro sobre o que viu. A medida que eles abrem a tampa e olham para dentro da caixa, eles se veem refletidos no espelho. Depois que todos olharem a caixa o professor fará um comentário a respeito da alegria em que está ao receber seus alunos durante o ano. Falará que realmente eles são o presente que a escola está dando a ele naquele dia. Colher da classe opiniões sobre a sensação que cada um teve ao se ver refletido no espelho e o que espera da escola este ano.
Quinta dinâmica: “Apresentação”
Objetivo: Conhecer um pouco sobre cada um da turma.
Finalidade: Cada aluno apresentará o seu par, que será a outra metade da figura Como proceder: Colar imagens em uma cartolina, recortar as imagens ao meio e reservar; Explicar para a turma que o professor irá distribuir um pedaço das imagens para cada um, e os alunos deverão andar pela sala, procurando com quem ficou a outra metade da imagem; Quem for encontrando o seu par, vai se sentando ao lado dele e iniciando ambos uma entrevista, ou seja, um entrevista o outro com as perguntas a seguir: “Qual o nome?”, “Em que colégio estudou no ano passado?”, “O que espera da escola este ano?”, “O que pretende fazer após terminar o curso médio?” Após todos terminarem as entrevistas, o professor irá se apresentar e pedir que cada colega apresente seu par na brincadeira.





